Related Posts with Thumbnails

Depósito Nuclear de Hanford em Washington vive novo vazamento radioativo em 2013

0

Posted in ,

Vazamento em vários tanques de seis contentores de 

resíduos nucleares foi registrada no estado de 

Washington, declarou o governador do estado Jay Inslee.

Seis tanques subterrâneos de lixo nuclear estão vazando no Estado norte-americano de Washington, anunciou na sexta-feira (22/02/2013) o governador Jay Inslee.
Os seis tanques em questão encontram-se no Depósito Nuclear de Hanford, considerado a área de maior contaminação radioativa dos Estados Unidos.
Inslee fez o anúncio depois de uma reunião com funcionários do governo federal. Segundo ele, a situação é "perturbadora". A vida útil dos tanques, de aproximadamente 20 anos, já expirou. 

A porta-voz do gabinete, Lisa Harper, disse que o secretário de Energia norte-americano, Steven Chu, havia informado o governador nesta sexta-feira sobre o vazamento em seis tanques. Ela falou que o vazamento não foi contido.

De acordo com uma porta-voz de Inslee, o Departamento de Energia recebeu informações de que os vazamentos estavam ocorrendo, mas, por não analisá-las corretamente, não estava imediatamente ciente de sua importância nem notificou autoridades estaduais. 

"Uma das coisas frustrantes que soubemos é que o Departamento de Energia tinha dados de que os vazamentos estavam acontecendo e se tivessem analisado adequadamente teria dito mais cedo que os vazamentos estavam ocorrendo", disse a porta-voz Jamie Smith. 

Ela afirmou que as autoridades estavam preocupadas com a possibilidade de os resíduos vazarem para o rio Columbia. 

Segundo a Agência de Proteção Ambiental, Hanford é um local onde nove reatores nucleares foram construídos ao longo do rio Columbia, como parte do Projeto Manhattan --que desenvolveu as primeiras bombas atômicas americanas, durante a Segunda Guerra. 

A produção terminou em 1989, de acordo com a agência, e começou um trabalho de limpeza de resíduos nucleares e químicos no local contaminado.

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!