Related Posts with Thumbnails

1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear

1

Posted in , , ,


O 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear vai acontecer em Maio 2011 no Rio de Janeiro e em Junho 2011 em São Paulo. O Festival pretende informar a sociedade e estimular produções independentes audiovisuais sobre energia nuclear e todo o ciclo nuclear, os riscos da radioatividade e especialmente sobre exploração, mineração e o processamento de Urânio. Toda sociedade, todo povo tem o direito de escolha. Mas para decidir, é necessário informação. Acreditamos que informação independente é essencial  para o cidadania global. Informação independente é o básico para decisões independentes. 
O segundo objetivo do Festival é a criação do Arquivo Amarelo. A cor amarela é o símbolo da energia nuclear. Até o momento a maioria dos documentários independentes sobre este assunto é produzido em línguas não lusofônicas, geralmente em inglês, alemão e francês. O Arquivo Amarelo será a primeira cinemateca de filmes sobre energia nuclear legendados em português e estará disponível para escolas, universidades e interessados em geral, sem fins lucrativos. Deste modo, o Festival vai continuar a viajar por todo o Brasil, América Latina e mundo lusofônico. Além de atrair o público cinéfilo, o Festival contará com a presença de cineastas e jornalistas nacionais e internacionais. Também será dada uma atenção especial ao público escolar, havendo sessões especiais para escolas públicas e privadas. 

Também estão planejados eventos parelelos ao Festival: Debates e palestras sobre Energia Nuclear com convidados - especialistas e ativistas nacionais e internacionais do movimento contra mineração de urânio e pessoas afetadas pela mineração de urânio ou por outras instalações do ciclo nuclear. Exposição nuclear no famoso Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, com cartazes dos movimentos sociais no mundo sobre Energia Nuclear, abrangendo o período de 1970 até 2010. E uma exposição com fotos do maior acidente radioativo em área urbana do mundo, Goiânia, 1987.
Nós acreditamos que o Festival Urânio em Movi(e)mento é muito importante não só para o Brasil, como também para a América Latina e especialmente para os outros países lusofônicos na Europa, África e Ásia. O evento vai ajudar a discutir a questão nuclear global. O Rio de Janeiro não é apenas o centro de energia nuclear do Brasil, mas também será a sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016. E não podemos esquecer que em 2012 o Rio de Janeiro irá comemorar 20 anos do Earth Summit 1992 (ECO 92) e com a sua ajuda iremos realizar, paralelo à Rio+20, o 2º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear no Rio de Janeiro.

Márcia Gomes de Oliveira
 Norbert G. Suchanek
Contato
Email: info@uraniumfilmfestival.org

Comment (1)

Opa, bacana, muito legal essa iniciativa. Olha, seria legal tbm algum espaço pros filmes sobre consequências do uso da energia atômica, como por exemplo "O Desastre de Chernobyl" e o "Atomic Café", além de filmes como "Day After" e "Threads"... acho que pouca gente tem dimensão de tragédias envolvendo energia ou bombas nucleares.

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!