Related Posts with Thumbnails

O Acidente e a Arte - Artes Plásticas, Dança & Música

0

Posted in , ,



Siron Franco

Presenciou em Goiânia, o divulgadíssimo acidente do césio-137. Movido pelas terríveis cenas que deve ter presenciado durante o caos e pela profunda afinidade que sempre teve com a terra natal e seus aspectos naturais, Siron produziu o seu mais valioso trabalho, a “Série Césio”. Foram 23 quadros pintados com terra de Goiânia, tinta automotiva prateada e tinta fosforescente azul. Daí surgiu a exposição “Goiânia, Rua 57” realizada na Galeria Montesanti, em São Paulo.





---------------------------------------------


Dança

Um curitibano que acompanhou de perto a tragédia de Goiânia foi o flautista e maestro Norton Morozowicz. Diretor artístico do Encontro Nacional de Pequenos e Grandes Artistas, que há três anos a Musika - Centro de Estudos, de sua amiga, a pianista Glacy Antunes de Oliveira, o evento iria acontecer entre 20 a 29 de outubro. Dezenas de grandes instrumentistas e professores de música já estavam contratados para esta promoção, cujo conceito vem crescendo a cada ano. Com o problema provocado pela abertura da cápsula radioativa do Césio 137, todos os convidados declinaram do compromisso, temendo a radiação. Norton, numa atitude das mais profissionais, viajou para Goiânia e ali permaneceu, deixando, entretanto, os convidados da promoção livres para optarem pela desistência, "já que era uma questão pessoal de cada um".

A única artista que havia assumido compromisso de comparecer e que não desistiu foi a bailarina Ana Maria Botafogo, do Rio de Janeiro. Num exemplo admirável de profissionalismo, Ana Maria - que há alguns anos residiu em Curitiba, sendo primeira bailarina do Ballet Guaíra - fez questão de ir e com alunas de dança de Goiânia apresentar nas noites de 20 a 21 um belo espetáculo. Se artisticamente e pessoalmente Ana Maria Botafogo já merecia toda administração a partir de sua coragem pessoal de fazer com que ao menos dois espetáculos acontecessem em Goiânia - no momento mais dramático já vivido por aquela cidade, sofrendo um esvaziamento total e inclusive preconceitos que até agora prosseguem.



Música

  • Em 1988, o cantor e compositor italiano Angelo Branduardilançou a canção "Miracolo a Goiania" no álbum Pane e Rose. Esta canção conta o diálogo que teria ocorrido entre as pessoas envolvidas no acidente.
  • Em 1992, o cantor e compositor panamense Rubén Blades lançou a canção "El Cilindro" no álbum Amor y Control. Esta canção conta uma história que teria ocorrido com um dos protagonistas do acidente.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiológico_de_Goiânia
http://ardotempo.blogs.sapo.pt/246307.html
http://www.sironfranco.com/
http://www.millarch.org/artigo/os-tempos-nucleares-fred-gabeira-norton

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!