Related Posts with Thumbnails

AIEA e INB: duas siglas parceiras contra a população de Caetité

0

Posted in , ,



Este Post com base na denuncia a seguir:

Tayane:

Sobre o acidente com uranio na Bahia (Caetité) não achei nenhuma mobilização por parte do governo,por enquanto eles estão afirmando que a quantidade de uranio despejada acidentalmente não é prejudicial,no entanto os níveis de urânio são sete vezes acima do recomendado para consumo humano (Organização Mundial da Saúde).Fazem mais de 8 meses de investigação deste caso,os moradores não tem água potável,dependem de um caro-pipa que não supre a necessidade de todos,as denúncias foram feitas em 2008,e não é a primeira vez que ocorrem...
Segundo Odair dias gonçalves “Caetité é uma região uranífera. Com isso, naturalmente, pode vir a apresentar, em alguns pontos, traços de água com índices de radioatividade mais altos. Isso é perfeitamente normal”(FOI CONFIRMADO QUE O URANIO CONTIDO NA AGUA DOS RIOS VAZOU DE UMA PISCINA DE DECANTAÇÃO)
A única atitude observada pelo governo foi uma multa á INB...enquanto isso os moradores continuam sem agua potavel!

Fonte de informação sugerida por Tayane:


Beber água no interior da Bahia é um risco para a saúde


AIEA e INB: duas siglas parceiras
contra a população de
Caetité

Internacional — A estatal INB trombeteia hoje uma conclusão no mínimo curiosa dos especialistas da AIEA: que a operação de extração de urânio em Caetité, conduzida pela INB é virtualmente perfeita, segura e ambientalmente corretíssima.
A estatal INB trombeteia hoje uma conclusão no mínimo curiosa dos especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA): que a operação de extração de urânio em Caetité (BA) conduzida pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) é virtualmente perfeita, segura e ambientalmente corretíssima.
Isso tudo a AEIA concluiu em uma vista que durou apenas dez dias. Ninguém viu os dados coletados para tal conclusão tampouco os integrantes da missão foram entrevistados pela imprensa. Em outras palavras, a AEIA repete a INB: “Se o assunto é contaminação por urânio, la garantia soy yo!”
O quadro traçado é dos sonhos. Nessas horas, a sabedoria popular ensina que o dito está bom demais para ser verdade. E realmente não é isso que se vê por lá. Lendo apenas o informe no site da estatal, distribuído pela imprensa, pode-se concluir que os especialistas não olharam além dos muros da INB.
Qualquer pessoa que converse com a população no entorno da mina sabe que a realidade é outra. As explosões diárias na mina racham paredes de casas e espantam a fauna. O pó resultante da explosão, cheio de urânio, espalha-se num raio de centenas de metros, atingindo residências, plantações e animais. Poços que abastecem dezenas de famílias estão contaminados por urânio, conforme atesta o Instituto de Gestão de Águas da Bahia (Ingá).
A INB, que enquanto estatal deveria zelar pelo bem-estar da população, se faz de surda e cega e afirma que nada de errado acontece na cidade. Diz ela fazer análises periódicas da água dos poços do município. Seriam 16 mil por ano, desde o início das operações em 2002. Essas análises nunca apareceram, ninguém de fora nunca viu. Diz também a INB que nunca detectou qualquer grau de radioatividade nocivo à saúde humana, o que contradiz tanto o parecer do Ingá quanto análises feitas pelo Greenpeace em 2008.
Mas pior cego é aquele que não quer ver. O chefe da missão da AEIA, Peter Waggitt, chegou a falar que “a unidade de mineração, além de ser um lugar bonito para ser visitado, é também um local limpo, bem cuidado”. Bem cuidado, até pode ser. Já a noção de beleza é no mínimo curiosa, senão equivocada. Qualquer pessoa que viu uma mina sabe que organizada pode ser, mas nunca é bonita. Além disso, é como dizer que a pessoa mora em uma casa bonita sem olhar onde seu esgoto é jogado.
O Greenpeace aguarda ansiosamente que as conclusões da AEIA sejam expostas para o público, para comparar o escrito com o real. Porque, pelo informe da estatal, não podemos estar falando da mesma Caetité.


Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/nuclear/noticias/aiea-e-inb-duas-siglas-parcei

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!