Related Posts with Thumbnails

Terreno está contaminado por resíduos de produtos organoclorados e material radioativo

0

Posted in ,

Prédios serão construídos em terrenos contaminados na zona sul de São Paulo

Os vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Danos Ambientais na Câmara Municipal de São Paulo, entre eles o vereador Penna (PV), estão preocupados com terrenos localizados na zona Sul da capital, que antes eram utilizados por indústrias e agora estão sendo comprados por empreendedores para construção de prédios residenciais.

Luiz Carlos Rodrigues, gerente da Agência Ambiental de Santo Amaro da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o engenheiro Vicente de Aquino Neto, do setor de áreas contaminadas do mesmo órgão estadual compareceram à reunião da CPI de 1º de setembro para falarem sobre uma área de 40 mil m² onde funcionou a fábrica da Sylvânia do Brasil, que produzia tubos de televisão, lâmpadas fluorescentes e de vapor de sódio.

O terreno está contaminado por resíduos de produtos organoclorados e material radioativo e a Jetirana Empreendimentos S/A pretende construir um conjunto habitacional no local. “Analisamos a área e verificamos que não há restrição quanto à construção, somente com relação ao uso da água subterrânea. O processo de remediação será feito e é necessário um ano para verificar se as medidas tomadas funcionaram”, explicou Rodrigues.

“A precaução é o melhor caminho. Precisamos lembrar que as grandes catástrofes aconteceram por falta de precaução”, ressaltou o vereador Penna, que em abril deste ano apresentou um projeto de lei PL 210/09, que proíbe a venda de terrenos com solo contaminado em São Paulo ( http://vereadorpenna.com.br/2009/04/projeto-de-lei-2102009-proibicao-de-venda-de-terrenos-com-solo-contaminado.html ).

Depósito de material radioativo

Também está localizado na zona Sul da capital, o depósito de resíduos de material radioativo das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), antiga Nuclemon, que fazia a extração de monazita. No mês de junho os vereadores fizeram uma vistoria no local e verificaram que o material está corretamente armazenado, no entanto, querem resposta de quando estes resíduos serão retirados da capital paulista.

“Somos apenas o guardião depositário deste material. Quem pode responder sobre a retirada dos resíduos é o Governo Federal, por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear”, explicou Valter Mortágua, coordenador da unidade de São Paulo e responsável pelo local. Segundo Mortágua, já existe um plano de remediação para o terreno onde está o galpão, foram feitas mais de mil análises do solo e somente em um local foi encontrado material contaminante.

“Gostaria de agradecer o bom atendimento que tivemos na ocasião da vistoria do depósito da INB, mas o problema dos resíduos nucleares é tão sério que o mundo ficou pequeno para eles, não existe mais lugar para depositar esse material com segurança. Temos que encontrar uma solução”, disse Penna, líder da bancada do Partido Verde na Câmara.

Excepcionalmente na próxima terça-feira (08/09) não haverá reunião da CPI dos Danos Ambientais. Segundo o vereador Paulo Frange, os secretários e assessores que auxiliam os trabalhos da comissão farão um balanço dos requerimentos enviados e ainda não respondidos.

Fábia Renata (Mtb. 29.472)
Assessora de Imprensa do Vereador Penna (PV)
Telefone: 3396-4286 / 4947


FONTE: http://vereadorpenna.com.br/2009/09/predios-serao-construidos-em-terrenos-contaminados-na-zona-sul-de-sao-paulo.html

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!