Related Posts with Thumbnails

OS SACRIFÍCIOS

0

Posted in


Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2012

         Fukushima marcou o ano de 2011. Recordo que de 11 de Março em diante, com as informações contidas nas imagens divulgadas, era uma das poucas pessoas que realmente concebia o que estávamos passando em tempo real. As informações que me fizeram arrepiar as espinhas em Março, só vieram a público meses depois, quando a situação estava aparentemente controlada, ou seja, anunciavam as decisões já tomadas.

         A verdade dos fatos, dentro da temática do nuclear, é sempre restrita. Em Fukushima se tornou mais difícil esconder a dimensão da gravidade quando meses depois, os maiores de 60 anos podiam se alistar para trabalhar na contenção do desastre. Situação muito diferente dos homens de 40 anos e sem familiares que o governo brasileiro buscou para trabalharem com a limpeza dos resíduos da tragédia com o césio 137, em Goiânia. O quanto menos a população conhece sobre radioatividade menores são suas exigências de segurança. Uma realidade perigosa e criminosa!

         Os danos que envolvem o invisível são perigos concretos, como no caso das usinas nucleares. Visitar Chernobyl é poder caminhar em uma floresta até uma placa, dizendo que daqui para frente a radiação não permite continuar. A disciplina e organização são primordiais para tais momentos. Do leste da Europa, em 1986, vinham frases diretas aos governos, dizendo: “Se eles mentem para nós todos os dias do ano, em diversos assuntos, porque justo agora, no auge da crise, estarão falando a verdade?”. Alguém, hoje, reformularia essa frase?

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!