Related Posts with Thumbnails

CONTAMINAÇÃO

1

Posted in

Efeitos agudos da Radiação

São efeitos observáveis em horas, dias ou semanas, em um indivíduo exposto a altas doses de radiação em um curto intervalo de tempo. Os efeitos consideráveis da chamada síndrome aguda da radiação variam entre náuseas, vômitos, prostração, perda de apetite, febre, hemorragias dispersas, queda de cabelo, forte diarréia e leucopenia (diminuição de glóbulos brancos no sangue). Dependendo da dose recebida de radiação e da resistência do indivíduo, as consequências podem ser fatais, resultando na morte da vítima, principalmente se houver a ingestão de um radioisótopo. (GOLDEMBERG, 1997; OKUNO, 1998; OKUNO,CALDAS e CHOW, 1982)

A ingestão do césio-137, por exemplo, resulta em uma síndrome aguda da radiação que pode ser fatal, principalmente pelo fato do césio-137 substituir o potássio nos tecidos vivos já que eles são semelhantes e pertencem à mesma família dos metais alcalinos. Os sistemas de órgãos mais importantes afetados na síndrome aguda de radiação encontram-se na tabela 4 abaixo.
(OKUNO, 1998; USBERCO e SALVADOR, 2000)



Fatores que contribuíram para o acidente
No dicionário, o verbete “Acidente” é assim classificado: “sm. 1. Acontecimento casual, imprevisto. 2. Acontecimento infeliz, casual ou não, de que resulta ferimento, dano, etc; desastre.” (FERREIRA, 2001)

Com base na definição acima, deduz-se que o ocorrido em Goiânia não se enquadra em acidente, adequando-se mais ao que significa o vocábulo “negligência”: sf. 1. Desleixo, incúria. 2. Indolência.”. Corroborando essa tese, estão diversos fatores pré-acidente que poderiam ser facilmente evitados. Portanto, para uma melhor compreensão da história do fato, devemos relatar alguns detalhes que foram essenciais para o seu desenrolar, a começar pelo local do ocorrido, o Instituto Goiano de Radioterapia Clínica (IGR). (FERREIRA, 2001; WOJTOWICZ, 1990)

Comment (1)

Realmente "acidente" não é a melhor definição para o ocorrido. Seria, em minha opinião, um misto de ingenuidade com ignorância...

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!