Related Posts with Thumbnails

Greve de funcionários paralisa obra da usina nuclear de Angra 3

0

Posted in ,

RIO - As obras de construção da usina nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, estão paradas há dois dias. Os cerca de três mil trabalhadores da Andrade Gutierrez, empresa responsável pelas obras, cruzaram os braços desde o meio-dia da última terça-feira, em protesto contra ações que estariam sendo adotadas pela companhia no canteiro de obras.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Angra dos Reis e Paraty (Sticpar), Marcelo Vidal, explicou que, em assembleia nesta quinta-feira, os trabalhadores decidiram manter a paralisação. Está prevista uma reunião de conciliação na próxima segunda-feira, dia 30, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio.

Segundo Vidal, trabalhadores reivindicam a demissão de três funcionários que ocupam cargos de confiança na Andrade Gutierrez, que estariam adotando atitudes hostis com os operários, como dar advertências sem fundamentos. Outra medida contestada pelos operários seria a instalação de uma junta médica no canteiro de obras para avaliar os pedidos de dispensa por motivo de saúde, o que fez com que muitos atestados médicos fossem recusados.

- Após as negociações, a Andrade Gutierrez aceitou abonar os atestados médicos e rasgou as advertências. Mas os trabalhadores só aceitam voltar às atividades se esses três funcionários que teriam forem afastados - disse Vidal.

Em nota, a Andrade Gutierrez informou que até o momento não recebeu qualquer pauta oficial de reivindicações dos trabalhadores. Segundo a empresa, "causou grande estranheza o fato de não ter havido qualquer comunicação prévia sobre a paralisação." A construtora também afimra que está sempre aberta a negociações, como tem feito regulamente com os trabalhadores da usina de Angra 3.

A Eletronuclear responsável pela usina não quis comentar a greve dos trabalhadores. Mas, por enquanto, a paralisação não compromete o cronograma da obra. A usina está prevista para entrar em operação no fim de 2014.

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!