Related Posts with Thumbnails

Fukushima nunca +

0

Posted in


Depois da tragédia da usina nuclear, o Japão incentiva a adoção de energia solar.


A nissei brasileira Margarete Takahashi fez de tudo para instalar painéis solares em sua casa nos arredores de Tóquio. Durante meses, tentou convencer o marido, o engenheiro Kensuke Takahashi, de que valia a pena comprar os equipamentos, aproveitando o aumento do subsídio do governo e a possibilidade de vender a energia excedente para a distribuidora de energia elétrica. "Foi uma briga lá em casa", diz Margarete, que é mãe de Kaito, um menino de seis anos. Determinada, ela procurou informações sobre os subsídios para uso de energia renovável e fazia as contas com o marido à noite. Preocupada em economizar energia, Margarete comprou interruptores especiais que eliminam o consumo quando os eletrodomésticos estão desligados, sem a necessidade de retirá-los da tomada.


Com uma certa frustração, Margarete, que atua como intérprete de português, conta que todos os argumentos foram em vão. O marido não acredita que a família consiga gerar um excedente de energia com os painéis solares que permita zerar os gastos com a conta de luz. Takahashi acha que gastar, pelo menos, US$ 10 mil em equipamentos é muito dinheiro e proibiu a compra. "Parece que ele tem preguiça de economizar", reclama. "Eu não quero contribuir para a geração de energia nuclear, pois sabemos como ela pode ser perigosa." Margarete não é a única a pensar dessa forma. O terremoto, seguido de tsunami, e o acidente na usina de Fukushima, ocorridos em março do ano passado, mudaram a visão dos japoneses sobre a energia nuclear.
Segundo pesquisas de opinião, mais de 40% da população apoia alguma restrição à geração nuclear. Em poucos minutos de conversa, eles não demoram a lembrar de um assunto tabu: a experiência com as bombas nucleares jogadas pelos aliados em Hiroshima e Nagasaki, no final da Segunda Guerra Mundial. "Sabemos por causa das bombas nucleares que a contaminação do solo demora muito para ser resolvida", diz Margarete. A explosão no reator de Fukushima foi o pior acidente nuclear dos últimos 25 anos. Provocou a morte ou desaparecimento de 19 mil pessoas e a evacuação de 140 mil que viviam num raio de 20 quilômetros.

Numa entrevista recente, o ex-primeiro-ministro Naoto Kan disse que, depois de Fukushima, chegou a ficar preocupado com a possibilidade de uma nova tragédia nuclear afetar a região de Tóquio e ameaçar "a própria existência da nação". Isso o convenceu a procurar alternativas à energia nuclearpara o país. Desde o acidente, as 50 usinas nucleares foram sendo desligadas aos poucos, para checagens de segurança ou operações de manutenção. Em maio, o terceiro maior parque nuclear do mundo, atrás apenas do americano e do francês, estava totalmente inativo. O físico Mikinori Niino diz que muitos de seus amigos não acreditam no discurso oficial de que as usinas nucleares são seguras.
E que a população hoje está muito mais atenta à questão. "Muitos acham melhor enfrentar blecautes do que confiar na geração nuclear˜, afirma. Com parte tão relevante da geração paralisada, a única solução para evitar os apagões é reduzir drasticamente o consumo energético. O objetivo oficial é a redução de 15% na demanda. Por isso, os formais japoneses aguentam com estoicismo as temperaturas escaldantes nos escritórios das grandes companhias em Tóquio. Na maior parte das torres de escritório na capital japonesa, o arcondicionado está regulado para 28 graus, e em muitas das salas de reunião não é possível abrir as janelas. A economia de energia nesses edifícios tem sido suficiente, até agora, para evitar cortes nas unidades industriais.
Mas o temor de que sejam necessários blecautes programados, no verão que acaba de começar no Hemisfério Norte, levou o governo a anunciar, no sábado 16, a reativação de dois reatores nucleares na cidade de Ohi. Milhares de pessoas protestaram contra a decisão em frente à casa do primeiro-ministro japonês Yoshihiko Noda. Apesar de tomar medidas emergenciais para garantir o suprimento durante o verão, o governo já declarou que pretende reduzir a dependência do país da energia nuclear e está fazendo planos para mudar a matriz energética até 2030. A equação não é simples de ser resolvida. O Japão importa mais de 80% de suas necessidades energéticas e, até a década de 1970, concentrava a geração em usinas térmicas movidas a derivados de petróleo.
Em Tóquio, ativistas protestam contra religamento de usinas nucleares.
A disparada dos preços do petróleo determinou os investimentos nas usinas nucleares nessa época. Agora, o país terá problemas sérios se quiser mesmo repor os 30% da matriz energética, fornecidos pelas usinas atômicas. O governo já teme que indústrias deixem o Japão em direção a outros países por causa da elevação da tarifa de energia. As usinas térmicas convencionais, que utilizam combustíveis fósseis como derivados de petróleo, carvão e gás natural, são a maior fonte de energia do país, respondendo por 63% do total. Sete por cento são gerados em hidrelétricas e apenas 3% vêm de fontes renováveis, segundo dados da Agência Internacional de Energia. Há muitas limitações em relação às energias renováveis que podem ser usadas pelo Japão.
Pelo exíguo tamanho do território, biomassa e produtos derivados da agricultura como o etanol estão naturalmente descartados. As alternativas preferidas são a solar e a eólica. Enquanto não se desenha uma solução, o país está voltando à era dos geradores. Claro que, agora, com muitas inovações tecnológicas. A NEC, por exemplo, está vendendo um sistema que alia baterias de lítio e uma célula de geração de energia solar. O sistema carrega as baterias usando eletricidade da rede ou da célula solar e as utiliza nos horários de pico. Também funciona como um gerador em caso de cortes no fornecimento.
Com fortes incentivos do governo, o Japão deve tornar-se o segundo maior mercado de energia solar do mundo até o ano que vem, segundo previsão da Bloomberg New Energy Finance. Para estimular os investimentos, o Ministério da Economia aprovou, na segunda-feira 18, prêmios elevados para a tarifa da energia solar gerada­— os produtores receberão o dobro por megawatt do que é pago na Alemanha. Os fortes subsídios provocam dúvidas sobre a criação de um sistema ineficiente e sobre os problemas de competitividade para continuar a produzir no Japão, preocupando as autoridades. "O Japão não pode voltar a depender de velas", disse Yoshito Sengoku, líder do partido do primeiro-ministro na Dieta Nacional, o Parlamento japonês.

Fonte: 
Autor(es): Tatiana Bautzer, enviada especial a Tóquio e a Yokohama
Isto é Dinheiro - 25/06/2012

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!